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Benefícios dos treinos de força para saúde

Nos últimos anos, muitos estudos têm demonstrado os benefícios para a saúde produzidos por um treino de força bem orientado. Um grande número de investigadores tornaram disponíveis informações relativamente ás respostas fisiológicas positivas com base em programas de treino de força.

Evita a perda de massa muscular

Um indivíduo adulto que não faça treino de força perde cerca de 2 a 3 kg de massas muscular por década. Apesar do treino de endurance (capacidade de um grupo muscular executar contrações repetidas por um período de tempo prolongado) melhorar a capacidade cardiorespiratória, não previne a perda de massa muscular. Apenas os exercícios de força mantêm a massa muscular durante a meia-idade.

Evita a redução da taxa metabólica

Devido ao fato da massa muscular ser um tecido “muito ativo”, a sua perda é acompanhada de uma diminuição da taxa metabólica basal (TMB). Adultos sofrem em média uma redução de 2 a 5% da TMB por década de vida. Porque o treino de força regular previne a perda de massa muscular, logo evita que seja acompanhada pela redução da TMB.

Aumento da massa muscular

Pesquisadores provaram que o um programa de treino de força durante 8 semanas pode aumentar cerca de 1,3 kg de massa muscular. Esta é a resposta normal para um homem ou mulher que faça 25 minutos de treino de força 3 vezes por semana.

Redução da massa gorda

O treino de força provoca a redução de 1,8 kg de massa gorda pós 3 meses de treino, mesmo apesar de os indivíduos estarem a ingerir 15% mais de calorias por dia.

Redução da prisão de ventre

Um estudo demonstrou um aumento de 56% do temo do transito gastrointestinal (a digestão processa-se mais rápido) após de 3 meses de treino de força. Esta melhoria é muito importante, pois o problema está relacionado com o risco de câncer no intestino.

Redução da pressão arterial de repouso

O treino de força só por si já é relevante na redução da pressão arterial de repouso. A combinação com o treino cardiorespiratório otimiza ainda mais esse processo. Após 2 meses de treino combinado já é possível notar os resultados.

Redução das dores de coluna

Anos de pesquisa sobre o treino de força e as dores de coluna na Universidade da Médica da Florida mostraram que a massa muscular de uma coluna fortalecida tem menores probabilidades de lesão que a coluna fraca e sem treino físico. Pacientes com dores de coluna tinham significativamente menos dores após de 10 semanas de treino específico (amplitudes máximas) para os músculos lombares.

Otreino de força é uma forma eficaz de aumentar as nossas capacidades físicas, reduzir, melhorar e recuperar lesões, e aumentar a autoconfiança. Lembre-se de sempre procurar um especialista para lhe ajudar para que os benefícios à saúde sejam eficazes.

Fonte: Home Training

 

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